O planejamento das ações do projeto das relações etnorraciais iniciou em maio, na ocasião da reunião pedagógica, na qual participaram professores e funcionários da escola. Neste dia, foram discutidas e planejadas, junto com o grupo pedagógico e administrativo, as ações para a construção do projeto das relações etnorraciais.
O pré misto e II da professora Márcia Malaquias de Paula realizaram várias atividades do projeto africanidades. O pré misto e II na hora do conto, a professora leu a história "A Bonequinha Preta". Os alunos foram para o ambiente tecnológico e desenharam no programa Tux Paint uma bonequinha preta que foi impresso e exposto em painel no corredor da escola.
Outra atividade que o pré misto e II desenvolveram foi criar o desenho e pintar no prato de papelão uma Galinha D'Angola. Na hora do conto a professora leu e explicou a história "Por que a Galinha D'Angola tem pintas brancas? do autor Rogério Andrade Barbosa e em seguida os alunos confeccionaram a galinha em prato de papelão com recorte e colagem e pintura com tinta guache.
O pré misto e II da professora Márcia Malaquias de Paula realizaram várias atividades do projeto africanidades. O pré misto e II na hora do conto, a professora leu a história "A Bonequinha Preta". Os alunos foram para o ambiente tecnológico e desenharam no programa Tux Paint uma bonequinha preta que foi impresso e exposto em painel no corredor da escola.
Outra atividade que o pré misto e II desenvolveram foi criar o desenho e pintar no prato de papelão uma Galinha D'Angola. Na hora do conto a professora leu e explicou a história "Por que a Galinha D'Angola tem pintas brancas? do autor Rogério Andrade Barbosa e em seguida os alunos confeccionaram a galinha em prato de papelão com recorte e colagem e pintura com tinta guache.
A turma do pré II, após a hora do conto da história "O Cabelo de Lelê" de Valéria Belém, as crianças utilizaram tinta guache para pintar os rostos de Lelê. E também, com fio de lã preto, cola e lápis de cor fizeram os penteados.
O 1º ano na leitura semanal da biblioteca ouviu a história "Obax" de André Neves. Partindo do conhecimento adquirido na leitura da obra, os alunos, através de sua imaginação, conseguiram fazer os animais que foram citados na obra, utilizando CD e tintas guache, fizeram a releitura dos animais. A professora Roberta de Oliveira Silveira, através de investigação científica orientou para que os alunos organizassem uma ficha técnica dos animais com os seguintes itens: nome, tamanho e peso, habitat, alimentação, filhotes e curiosidades. As fichas e os desenhos do CD foram expostos em painel no pátio.
A turma do 1º ano realizou a atividade juntamente com a professora Roberta de Oliveira Silveira afim de conhecer e comparar a vestimenta africana, confeccionou bonecas africanas para conhecer alguns de seus hábitos.
Com objetivo de conhecer lendas e histórias africanas, algumas turmas emprestaram, da biblioteca, livros literários e levaram para casa, oportunizando a leitura com seus familiares.
Realizadas atividades de leitura em sala de aula com a turma do 2º ano da professora Doraci Stringari, na qual as crianças, por meio da leitura e interpretação do livro "A Influência Africana no nosso Idioma" de Antônio Jonas Dias Filho e Márcia Honora, aprofundaram seu conhecimento das palavras de origem africana por meio do uso do dicionário e de socialização destas interpretações com os colegas.
E também, os alunos pesquisaram sobre animais africanos. Cada aluno escolheu um animal, realizou a pesquisa sobre suas características, imprimiram e pintaram com lápis de cor. Em sala de aula socializaram a pesquisa. O trabalho dos alunos foi exposto em painel no corredor da escola.
A turma do 5º ano escolheu lendas, contos e animais africanos. Os alunos foram no ambiente tecnológico, realizaram a pesquisa sobre lendas e contos africanos sob orientação da professora Doraci Stringari, imprimiram e pintaram com lápis de cor. Em sala de aula os alunos socializaram a pesquisa. A atividade foi exposta em painel no corredor.
Outra atividade, foi realizada no ambiente tecnológico sobre animais africanos. Os alunos foram no ambiente tecnológico, pesquisaram a ficha técnica do animal escolhido e imprimiram para pintar. Em sala de aula os alunos socializaram a pesquisa e pintaram com lápis de cor. Os trabalhos foram expostos no corredor.
O professor Rogério Roweder, da disciplina de Educação Física, e os alunos do 5º ano confeccionaram berimbaus objetivando favorecer o aprendizado da construção do instrumento musical, a partir de diversos materiais disponíveis, disseminando seu uso rítmico e artístico na promoção da arte da capoeira.
A professora Fernanda Fauro leu a história do livro "Plantando as Árvores do Quênia": A História de Wangari Maathai, de Claire A. Nivola. Criaram um painel para mostrar através de fotografias, os alunos do 3º ano plantando mudas de árvores recebidas em comemoração ao "Dia da Árvore". Além disso, foram feitas outras atividades a partir do livro: pesquisar dados políticos e geográficos do Quênia, fazendo relação com o livro estudado; levar os alunos a refletirem sobre a diversidade etnorracial para compreenderem que cada povo possui sua identidade própria, presente nas crenças, costumes, história e organização social.
O 4º ano da professora Leila Beatriz Piltz estudou o continente Africano na sua geografia, através do conhecimento dos mapas, visualizando e identificando suas características as quais mostram a diversidade da nossa herança cultural.
No 4º ano a professora Elenita Ramos Graf, de Ensino Religioso, realizou o projeto máscaras africanas. Para dar início ao projeto, trabalharam a chegada dos africanos no Brasil, onde os alunos conheceram a história dos escravos vindos em navios negreiros arrancados de sua terra e obrigados a trabalhar como escravos sem poder cultuar seus orixás e sendo obrigados a ser batizados como católicos. Conheceram as poesias "Sou Negro" e "Um Olhar de encantamento", bem como o texto "Minhas Contas" de Luiz Antônio. Com essas poesias e texto os alunos refletiram sobre o preconceito e racismo com os negros e principalmente com sua religião. Conheceram um pouco sobre a cultura e religião deste povo. Estudaram sobre máscaras e sua utilidade nos rituais religiosos e para concluir confeccionaram máscaras com gesso, telha e casa de palmeira familiar com fibra de bananeira.
Os alunos do 6º ano, na disciplina de História da professora Maria Dolores Cardoso dos Santos, estudaram sobre o Egito: o processo de mumificação; a ciência do Egito; os Deuses do Antigo Egito; a sociedade do Antigo Egito. Após a pesquisa e impressão, foi exposto em painel e os alunos socializaram com os colegas.
A professora Adriana Bogo Marcatto, na disciplina de Arte, do 6º ano pesquisou sobre os símbolos africanos objetivando conhecer os símbolos chamados Adinkras dos países da África do oeste e desenhar um deles conforme sua simbologia.
No 7º ano, a professora Adriana Bogo Marcatto, na disciplina de Arte, produziu mulher africana com objetivo de conhecer o artista Taieb Ayat, as suas obras e o seu estilo artístico como referência na produção de uma releitura de mulher africana, através de desenho e pintura.
O 9º ano, na disciplina de Arte, da professora Adriana Bogo Marcatto, estudou a arte africana objetivando conhecer as características das produções artesanais e realizar uma produção com mulheres africanas.
O 9º ano, na disciplina de Geografia, a professora Maria Dolores Cardoso dos Santos, pesquisou sobre líderes mundiais africanos. Com objetivo de investigar os líderes negros no mundo e a partir deste realizar um estudo para elaborar uma biografia.
O 8º ano, na disciplina de Ciências, da professora Izabel Cristina Oneda, pesquisou sobre a genética da pele com a formação do povo brasileiro, através do tecido tegumentar, que é responsável por proteger o organismo através da produção de melanina. A quantidade de melanina, naturalmente produzida, é uma característica genética. Objetivando realizar pesquisas variadas dos conhecimentos acumulados pela humanidade, que resultem em ações preventivas para a saúde do sistema tegumentar. E leia abaixo a conclusão do estudo da aluna Eliandra Nayara Lopes Fusi:
Não importa a cor do cabelo, os traços no rosto e nem seus ancestrais (isso não define seu caráter). Independentes da cor que temos ou não (albinos), sempre devemos cuidar e amar cada vez mais. Pois você é único. Cada característica sua é única. E não importa se você é negra, branca, mulata ou asiática. A beleza e perfeição está ao alcance de todos e isso não é os padrões quem decidem.
Com objetivo de proporcionar um estudo sobre a estrutura óssea de pessoas brancas e negras. E a partir do estudo realizado classificar em qual modalidade desportiva os indivíduos obtêm mais sucesso. (Atletismo - negros), (Natação - brancos), foi realizado um estudo sobre a estrutura óssea de brancos e negros e buscar relações com modalidades esportivas. Este foi o tema pesquisado pelos alunos do 8º ano, na disciplina de Educação Física, do professor Luciano Cassal.
O tema pesquisado com os alunos do 9º ano, na disciplina de Educação Física, do professor Luciano Cassal foi a história do sobrenome de alguns atletas que disputaram as Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro. Com objetivo de verificar o sobrenome dos atletas Olímpicos e relacionar com a Afrodescendência.
A professora Doraci Floriano Stringari, do 2º e 5º anos, realizou um plano de trabalho com projeto em cada turma sobre "Os Povos Indígenas", afim de preservar a história indígena e manter viva parte da história do povo brasileiro. Foram realizadas em sala e no ambiente tecnológico várias atividades para contemplar esses projetos. Segue abaixo as ações planejadas com os alunos:
Ação 1. O 5º ano após pesquisa realizada no ambiente tecnológico, confeccionou cocar em sala de aula.
Ação 2. Os alunos apresentaram no dia 20 de abril, a música "Pindorama" do grupo "Palavra Cantada" e pesquisaram no dicionário palavras desconhecidas.
Ação 4. Ilustraram painel para a apresentação da dramatização da peça teatral "A Cinderela Indígena" no dia 20 de abril.
Ação 5. Apresentação da dramatização, no dia 20 de abril, da história "A Cinderela Indígena".
Ação 6. Declamação da poesia "A Resistência Cultural Indígena" fragmento do documento do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), na qual são reproduzidos depoimentos de diversos representantes de povos indígenas a respeito das dificuldades encontradas por eles para preservar suas terras e as línguas maternas, realizada pelos alunos André Vitor Kretzler e Geovana Laura Lipke.
Ação 7. Pesquisa sobre pratos de origem indígena na web, registraram no programa editor de texto com captura de imagens e impressão.
Ação 8. A turma do 5º ano preparou e degustou um prato indígena. Os índios retiravam da natureza o seu alimento. E os alunos do 5º ano, bem como os índios, retiraram da Horta Escolar o alimento disponível - tomates verdes. Assim, fizemos a receita "Tomates verdes fritos".
Ação 9. Os alunos do 5º ano foram no ambiente tecnológico, pesquisaram na web palavras de origem indígena que utilizamos no cotidiano, registraram no programa editor de textos e capturaram imagens da web.
Ação 10. O 5º ano pesquisou no web lendas indígenas, digitou no programa de editor de textos, capturou imagens na web e imprimiu.
Ação 11. Exposição das lendas pesquisadas na web em painel com alunos do 5º ano.
Ação 12. A turma do 5º ano pesquisou e capturou imagens da web referente a cultura indígena para produção de telas.
Ação 14. Após leituras e pesquisas realizadas em sala de aula nos livros, a professora Doraci Stringari solicitou aos alunos do 5º ano produção de texto sobre os indígenas.
Ação 15. A professora Doraci Stringari e os alunos do 5º ano socializaram os trabalhos realizados com exposição de fotos, apresentação da dramatização da peça teatral "A Cinderela Indígena", apresentação da música "Pindorama" do grupo Palavra Cantada. E também, apresentação de diversos painéis com lendas indígenas, de palavras indígenas e de receitas. Exposição das telas produzidas com grafismo indígena.
O 2º ano também realizou o projeto sobre "Povos Indígenas" com várias atividades realizadas em sala de aula e no ambiente tecnológico, tais como:
Ação 1. Apresentação, no dia 20 de abril da música "Brincar de Índio" e pesquisa no dicionário de palavras desconhecidas.
Ação 4. Apresentação da peça de teatro "A Cinderela Indígena" no dia da socialização de 20 de abril.
Ação 5. Os alunos do 2º ano e a professora Doraci Stringari, foram no ambiente tecnológico, pesquisaram imagens para produção de telas.
Ação 6. Pintura em telas com imagens pesquisadas da web.
Ação 7. Após leituras e pesquisas realizadas no ambiente tecnológico e em livros em sala de aula a professora solicitou aos alunos a produção de texto sobre os indígenas.
Na disciplina de Arte, da professora Adriana Bogo Marcatto, os alunos do 7º ano confeccionaram alguns objetos da cultura indígena.
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