No Dia Da Consciência Negra foram realizadas várias apresentações culturais na Escola Francisco de Paula. No período matutino iniciamos com a apresentação da música "Ser Diferente é Normal" de Gilberto Gil, com os alunos do pré misto e 5º ano.
Os alunos do 5º ano André, Emilly, João Guilherme, Nathalia e Stefany declamaram a poesia "A Vida e a Invasão da África Antiga".
O aluno André Vitor Kretzler falou sobre a confecção de berimbaus pelos alunos do 5º ano, nas aulas de Educação Física, do professor Rogério Roweder.
A professora Doraci Stringari, do 2º e 5º anos, contou a história "Por que as galinhas D'Angola tem pintas brancas?" de Rogério Andrade Barbosa.
A aluna Kaylane de Oliveira Zabel apresentou a pesquisa realizada pelo 6º ano sobre pintura corporal africana.
Os alunos do 6º ano, da professora Maria Dolores Cardoso dos Santos, na disciplina de História, com pintura corporal apresentaram a música "Mama África".
Os alunos Bianca, Danielly, Dhomini, Ghiovanna, Luiz e Sabrina do 7º ano, da professora Maria Dolores Cardoso dos Santos, na disciplina de História, apresentaram a música "Mama África".
Os alunos do 7º ano, da professora Judite Eliane Tafner, na disciplina de Língua Portuguesa, declamaram a poesia "Cordel Zumbi e Mestre Bimba".
A aluna Letícia de Liz Braga, explicou o painel denominado "Os Negros do Brasil, confeccionado pelos alunos do 8º ano, do professor André Guse Barbi, na disciplina de História.
O aluno Rafael Rodrigues Buchmann do 9º ano apresentou o painel sobre os líderes africanos e sua biografia confeccionado pelos alunos do 9º ano, da professora Maria Dolores Cardoso dos Santos, na disciplina de Geografia.
A última apresentação do período matutino, foi o grupo de Capoeira "Chekinah" do mestre Marcola. O mestre explicou a história da Capoeira no Brasil, apresentou para os alunos uma roda de capoeira e os passos que compõe essa dança e luta.
As apresentações iniciaram com as turmas do pré II e 2º ano, das professoras Márcia Malaquias de Paula e Doraci Floriano Stringari, respectivamente. Os alunos apresentaram a música "Waka Waka" de Shakira.
No 1º ano, da professora Roberta de Oliveira Silveira, a aluna Emanuelly de Souza Hardt apresentou a pesquisa realizada a partir da leitura na biblioteca do livro "Obax" de André Neves. A aluna Luana Claumann declamou a poesia "Brancos e Negros".
A apresentação musical do 1º ano, da professora Roberta de Oliveira Silveira, foi a música "Sorriso Negro" de Ivone Lara.
As alunas do 3º ano, da professora Fernanda Fauro, Manoella Vitória Demathe e Maria Eduarda Cordova de Oliveira, declamaram a poesia "Irmão Afro" do livro "Pretinho, Meu Boneco Querido" de Maria Cristina Furtado.
O 4º ano, da professora Leila Beatriz Piltz, apresentou o estudo realizado sobre o continente Africano na sua geografia, onde compreende o conhecimento dos mapas, visualizando e identificando suas características das quais nos mostra a diversidade da nossa herança cultural.
E também, o 4º ano apresentou a música "África" do grupo Palavra Cantada.
O grupo de Capoeira "Chekinah" também realizou apresentação para os alunos. O Mestre Marcola, explicou a história da Capoeira no Brasil, apresentou para os alunos uma roda de capoeira e os passos que compõe essa dança e luta.
O Gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Luis Fernando Olegar, esteve presente no dia da socialização sobre Dia Da Consciência Negra e falou sobre a importância de conhecer diferentes povos. Ele ainda, tocou berimbau e dançou capoeira.
Os pais da aluna Amanda Cristtine dos Santos, do 3º ano, Sr. Jerônimo José dos Santos Neto e Sra. Jacilda do Nascimento Santos, prepararam um prato de Acarajés. Os pais da aluna contaram a história do Acarajá e explicaram como preparar a receita. Todos os alunos e funcionários degustaram Acarajés, inclusive o grupo de Capoeira "Chekinah".
Parabéns para os professores e alunos pelo empenho e dedicação
do projeto das Relações Etnorraciais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário