Wikipedia

Resultados da pesquisa

domingo, 11 de dezembro de 2016

Socialização no Dia Da Consciência Negra

      No Dia Da Consciência Negra foram realizadas várias apresentações culturais na Escola Francisco de Paula. No período matutino iniciamos com a apresentação da música "Ser Diferente é Normal" de Gilberto Gil, com os alunos do pré misto e 5º ano.





Os alunos do 5º ano André, Emilly, João Guilherme, Nathalia e Stefany declamaram a poesia "A Vida e a Invasão da África Antiga".





O aluno André Vitor Kretzler falou sobre a confecção de berimbaus pelos alunos do 5º ano, nas aulas de Educação Física, do professor Rogério Roweder.





A professora Doraci Stringari, do 2º e 5º anos, contou a história "Por que as galinhas D'Angola tem pintas brancas?" de Rogério Andrade Barbosa.








 A aluna Kaylane de Oliveira Zabel apresentou a pesquisa realizada pelo 6º ano sobre pintura corporal africana.



Os alunos do 6º ano, da professora Maria Dolores Cardoso dos Santos, na disciplina de História, com pintura corporal apresentaram a música "Mama África".




Os alunos Bianca, Danielly, Dhomini, Ghiovanna, Luiz e Sabrina do 7º ano, da professora Maria Dolores Cardoso dos Santos, na disciplina de História, apresentaram a música "Mama África".



Os alunos do 7º ano, da professora Judite Eliane Tafner, na disciplina de Língua Portuguesa, declamaram a poesia "Cordel Zumbi e Mestre Bimba".





A aluna Letícia de Liz Braga, explicou o painel denominado "Os Negros do Brasil, confeccionado pelos alunos do 8º ano, do professor André Guse Barbi, na disciplina de História.


O aluno Rafael Rodrigues Buchmann do 9º ano apresentou o painel sobre os líderes africanos e sua biografia confeccionado pelos alunos do 9º ano, da professora Maria Dolores Cardoso dos Santos, na disciplina de Geografia.





A última apresentação do período matutino, foi o grupo de Capoeira "Chekinah" do mestre Marcola. O mestre explicou a história da Capoeira no Brasil, apresentou para os alunos uma roda de capoeira e os passos que compõe essa dança e luta.


























No período vespertino, os pais da aluna Amanda Cristtine dos Santos, do 3º ano, Sr. Jerônimo José dos Santos Neto e Sra. Jacilda do Nascimento Santos, prepararam um prato de Aracajés. Os pais da aluna contaram a história do Acarajé e explicaram como preparar a receita para os alunos do pré II ao 4º ano.
























As apresentações iniciaram com as turmas do pré II e 2º ano, das professoras Márcia Malaquias de Paula e Doraci Floriano Stringari, respectivamente. Os alunos apresentaram a música "Waka Waka" de Shakira.
















No 1º ano, da professora Roberta de Oliveira Silveira, a aluna Emanuelly de Souza Hardt apresentou a pesquisa realizada a partir da leitura na biblioteca do livro "Obax" de André Neves. A aluna Luana Claumann declamou a poesia "Brancos e Negros".



A apresentação musical do 1º ano, da professora Roberta de Oliveira Silveira, foi a música "Sorriso Negro" de Ivone Lara.



As alunas do 3º ano, da professora Fernanda Fauro, Manoella Vitória Demathe e Maria Eduarda Cordova de Oliveira, declamaram a poesia "Irmão Afro" do livro "Pretinho, Meu Boneco Querido" de Maria Cristina Furtado.

O 3º ano, apresentou a música "Ser Diferente é Normal" de Gilberto Gil.




O 4º ano, da professora Leila Beatriz Piltz, apresentou o estudo realizado sobre o continente Africano na sua geografia, onde compreende o conhecimento dos mapas, visualizando e identificando suas características das quais nos mostra a diversidade da nossa herança cultural.
    








E também, o 4º ano apresentou a música "África" do grupo Palavra Cantada.



 






O grupo de Capoeira "Chekinah" também realizou apresentação para os alunos. O Mestre Marcola, explicou a história da Capoeira no Brasil, apresentou para os alunos uma roda de capoeira e os passos que compõe essa dança e luta.





















O Gerente de Ensino da Secretaria de Educação, Luis Fernando Olegar, esteve presente no dia da socialização sobre Dia Da Consciência Negra e falou sobre a importância de conhecer diferentes povos. Ele ainda, tocou berimbau e dançou capoeira.





























Os pais da aluna Amanda Cristtine dos Santos, do 3º ano, Sr. Jerônimo José dos Santos Neto e Sra. Jacilda do Nascimento Santos, prepararam um prato de Acarajés. Os pais da aluna contaram a história do Acarajá e explicaram como preparar a receita. Todos os alunos e funcionários degustaram Acarajés, inclusive o grupo de Capoeira "Chekinah".











Parabéns para os professores e alunos pelo empenho e dedicação 
do projeto das Relações Etnorraciais.





Nenhum comentário:

Postar um comentário