Os alunos do Pré II, da professora Nilcéa Floriano, conheceram a campanha Jeito Catarinense de Ser, primeiramente através das mídias. Na roda de conversa, os alunos discutiram sobre o que consideravam certo ou errado em casa, na escola, na comunidade e no mundo em geral.
Em sala de aula, realizamos a leitura da cartilha e a confecção dos cartões: certo ou errado. Em seguida, organizei quatro grupos de alunos, onde cada qual iria desenhar, recortar, pintar e escrever sobre o Jeito Certo de fazer as coisas, segundo a cartilha da campanha. Foi enviada para casa uma tarefa: pesquisa e registro sobre todas as ações positivas e negativas que encontraram no ambiente doméstico e na comunidade em geral. A aluna Agatha Lais Pedri, com a colaboração dos pais, fez um vídeo com sua família sobre a reciclagem correta do lixo de sua casa. Através do vídeo discutimos sobre a reciclagem e fizemos uma compostagem na horta da escola. Os alunos compreenderam os objetivos da campanha jeito catarinense de ser. No momento do parque, coletaram sementes para plantarem e distribuírem para a escola.
Outro destaque, ficou com a família da aluna Thafinie Djovana Zanella, onde confeccionaram vários brinquedos não estruturados. Através da campanha os alunos adquiriram os seguintes hábitos: doação de livros e brinquedos para crianças que não possuem acesso aos mesmos; compostagem e reciclagem de todo o lixo produzidos em sua casa. E também, quando observam uma atitude que não seja positiva, eles falam imediatamente: "Cartão Vermelho". São saberes que os alunos irão utilizar durante a vida toda. A educação de um povo começa onde pequenas atitudes positivas são colocadas em prática.
Nenhum comentário:
Postar um comentário